domingo, 29 de maio de 2011

Relembre as campanhas da Raposa na Série C





No dia 17 de Julho de 2011 a Raposa entra em campo pela primeira vez na Série C 2011. Cada jogo vai ser uma batalha para voltar para onde o Campinense esteve em 2009, na Série B.


Muitos dizem que o Brasileiro Série C é uma dos campeonatos mais democráticos do Brasil, por reunir equipes de norte a sul do país. E todas essas equipes entram na competição visando um "lugar ao sol" no cenário nacional, dominado pelos grandes do eixo sudeste-sul.



Com o Campinense não é diferente, como sempre vai brigar para conseguir o acesso. Na última edição a Raposa ficou na 12ª colocação, agora vamos ver como foi a participação do rubro-negro nas outras participações.





Em 1988 foi realizada a segunda edição do Campeonato Brasileiro Série C. A Raposa entrou em campo 12 vezes, saiu vitoriosa em 6 ocasiões e perdeu em outras 6 oportunidades. O ataque foi bem com 21 gols, média de 1.17 gols por partida, a zaga sofreu 16 gols, com média de 1.3 gols por partida. O rubro-negro saiu com saldo positivo de 5 gols.

Nesta edição o Campinense terminou na 13ª colocação. O União São João se sagrou campeão.


Neste ano foi realizada a terceira edição da Série C. Foi disputada por 30 equipes, o Campinense terminou o campeonato na 27ª posição.

A Raposa entrou em campo em apenas 4 partidas, venceu apenas uma e perdeu 3 jogos. Foi marcado um gol pro e a equipe sofreu 4 gols, saindo da competição com saldo negativo de 3 gols.

O Atlético Goianiense foi campeão desta edição.


Após 1990 a Raposa volta a disputar a Série C em 1998. Neste ano o campeonato foi disputado por 66 equipes divididas em 11 grupos de 6 times, onde os três melhores avançavam a próxima fase. 

O Campinense caiu no grupo 3 juntamente com Limoeiro, Potiguar, Juazeiro, Icasa e Baraúnas. O rubro-negro entrou em campo 10 vezes e se saiu vencedor em apenas duas partidas, empatando quatro e perdendo quatro. Marcou 16 vezes e sofreu 17 gols, ficando com um saldo negativo de um gol.

Terminou o campeonato na 5ª colocação, e não avançou à próxima fase. O Avaí foi o campeão deste ano.


Em 2000 o Campeonato Brasileiro foi nomeado Copa João Havelange. A CBF como estava impossibilitada de organizar o campeonato passou a organização para o clube dos 13. Como não poderia organizar o torneio nos moldes do ano anterior o Clube dos 13 reuniu 116 times das três divisões do futebol nacional, criando o maior campeonato até hoje.

Os times foram distribuídos em quatro módulos, o azul, amarelo, verde e branco. O azul correspondia a Série A, o amarelo a Série B, o verde a Série C com clubes da região Norte, nordeste e Centro-oeste e o branco a Série C com clubes das regiões Sul e sudeste.

O Campinense participou do módulo verde no grupo B. A Raposa foi mau em campo, disputando 12 partidas, vencendo uma, empatando duas e perdendo nove. Terminou como último colocado no grupo, atrás de Coritnhians - AL, Juazeiro, Confiança, Sergipe, ASA e Camaçari.

Nesta edição o Vasco conseguiu o título.


Em 2003 a Série C contou com nada menos que 93 times, os quais estavam divididos em grupos de 3, 4 e 5 equipes. Os dois melhores times de cada grupo avançavam a próxima fase. Nas fases seguintes (segunda, terceira e quarta) as equipes se enfrentavam em jogos de mata-mata, até sobrarem apenas quatro times, os quais fariam o quadrangular final da competição.

Nesta edição o Campinense tinha uma equipe que se mostrou aguerrida e vencedora. Enfrentou partidas que ficaram para a história, como a batalha de Itapipoca, entre tantas outras. Correu o Brasil e mostrou o nome da Paraíba a nível nacional.

Diante desta campanha a Raposa chegou a fase final, e esteve a apenas uma vitória dentro de casa contra o santo André na última partida para conseguir o acesso. Começou vencendo com um gol do craque Rodrigo Tabata, porém levou a virada e sucumbiu diante da equipe paulista, deixando um Amigão completamente lotado completamente triste.

O Campinense terminou o quadrangular final na 4ª posição, atrás de Ituano que foi o campeão, Santo andré e Botafogo - PB. A Raposa venceu dois jogos e perdeu 4. Marcou cinco gols e sofreu cinco.


Juntamente com mais 59 times a Raposa entrou na série C de 2004. O regulamento é igual ao da sua edição anterior. 

Nesta edição o Campinense não foi tão bem como a anterior e terminou a competição na 17ª colocação.


Sem dúvida um dos maiores orgulho de todos os Raposeiros. Neste ano o Campinense fez uma campanha magnífica. Derrotou o ASA dentro de casa, o qual estava invicto em seus domínios, rebaixou o Santa Cruz a recém criada Série D e conseguiu o acesso à Série B, após terminar em 3º colocado o octogonal final.

A Raposa caiu no grupo 5, juntamente com Santa Cruz, Potiguar de Mossoró e Central. Passou para a próxima fase como primeiro do grupo com 11 pontos. Na fase seguinte ficou no grupo 19, juntamente com Salgueiro, Icasa e Santa Cruz. Se classificou em segundo lugar no grupo, juntamente com o Salgueiro. E selou o rebaixamento do Santa Cruz. Na terceira fase ficou no grupo 26 e se classificou em segundo lugar juntamente com o Confiança, deixando ASA e Salgueiro para trás. 

No ocotogonal final terminou em 3º lugar, conseguindo assim o acesso. Atlético Goianiense (campeão desta edição), Guarani (vice-campeão) e Duque de Caxias também conseguiram o acesso. Deixando Águia de Marabá, Brasil de Pelotas e Rio branco para trás.

A campanha da Raposa nesta edição foi:

  • 26 Jogos
  • 15 vitórias
  • 7 empates 
  • 4 derrotas
Foi o melhor ataque da competição com 52 gols e a segunda melhor defesa com 26 gols sofridos. Além de ter sido campeão de público desta edição.


Torcida seguindo os heróis do acesso em desfile
no carro de bombeiros pelas ruas da cidade




Em 2010 em meio a "ressaca" do rebaixamento do ano anterior a Raposa não fez boa campanha, não passando a segunda fase da competição, ficando em 4º lugar no grupo B e em 12º colocado no geral.


#VamosSubirNense



















1 comentários:

Open Panel

Seguidores

Tradutor

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Tradutor