No dia 17 de Julho de 2011 a Raposa entra em campo pela primeira vez na Série C 2011. Cada jogo vai ser uma batalha para voltar para onde o Campinense esteve em 2009, na Série B.
Muitos dizem que o Brasileiro Série C é uma dos campeonatos mais democráticos do Brasil, por reunir equipes de norte a sul do país. E todas essas equipes entram na competição visando um "lugar ao sol" no cenário nacional, dominado pelos grandes do eixo sudeste-sul.
Com o Campinense não é diferente, como sempre vai brigar para conseguir o acesso. Na última edição a Raposa ficou na 12ª colocação, agora vamos ver como foi a participação do rubro-negro nas outras participações.
Em 1988 foi realizada a segunda edição do Campeonato Brasileiro Série C. A Raposa entrou em campo 12 vezes, saiu vitoriosa em 6 ocasiões e perdeu em outras 6 oportunidades. O ataque foi bem com 21 gols, média de 1.17 gols por partida, a zaga sofreu 16 gols, com média de 1.3 gols por partida. O rubro-negro saiu com saldo positivo de 5 gols.
Nesta edição o Campinense terminou na 13ª colocação. O União São João se sagrou campeão.
Neste ano foi realizada a terceira edição da Série C. Foi disputada por 30 equipes, o Campinense terminou o campeonato na 27ª posição.
A Raposa entrou em campo em apenas 4 partidas, venceu apenas uma e perdeu 3 jogos. Foi marcado um gol pro e a equipe sofreu 4 gols, saindo da competição com saldo negativo de 3 gols.
O Atlético Goianiense foi campeão desta edição.
Após 1990 a Raposa volta a disputar a Série C em 1998. Neste ano o campeonato foi disputado por 66 equipes divididas em 11 grupos de 6 times, onde os três melhores avançavam a próxima fase.
O Campinense caiu no grupo 3 juntamente com Limoeiro, Potiguar, Juazeiro, Icasa e Baraúnas. O rubro-negro entrou em campo 10 vezes e se saiu vencedor em apenas duas partidas, empatando quatro e perdendo quatro. Marcou 16 vezes e sofreu 17 gols, ficando com um saldo negativo de um gol.
Terminou o campeonato na 5ª colocação, e não avançou à próxima fase. O Avaí foi o campeão deste ano.
Em 2000 o Campeonato Brasileiro foi nomeado Copa João Havelange. A CBF como estava impossibilitada de organizar o campeonato passou a organização para o clube dos 13. Como não poderia organizar o torneio nos moldes do ano anterior o Clube dos 13 reuniu 116 times das três divisões do futebol nacional, criando o maior campeonato até hoje.
Os times foram distribuídos em quatro módulos, o azul, amarelo, verde e branco. O azul correspondia a Série A, o amarelo a Série B, o verde a Série C com clubes da região Norte, nordeste e Centro-oeste e o branco a Série C com clubes das regiões Sul e sudeste.
O Campinense participou do módulo verde no grupo B. A Raposa foi mau em campo, disputando 12 partidas, vencendo uma, empatando duas e perdendo nove. Terminou como último colocado no grupo, atrás de Coritnhians - AL, Juazeiro, Confiança, Sergipe, ASA e Camaçari.
Nesta edição o Vasco conseguiu o título.
Em 2003 a Série C contou com nada menos que 93 times, os quais estavam divididos em grupos de 3, 4 e 5 equipes. Os dois melhores times de cada grupo avançavam a próxima fase. Nas fases seguintes (segunda, terceira e quarta) as equipes se enfrentavam em jogos de mata-mata, até sobrarem apenas quatro times, os quais fariam o quadrangular final da competição.
Nesta edição o Campinense tinha uma equipe que se mostrou aguerrida e vencedora. Enfrentou partidas que ficaram para a história, como a batalha de Itapipoca, entre tantas outras. Correu o Brasil e mostrou o nome da Paraíba a nível nacional.
Diante desta campanha a Raposa chegou a fase final, e esteve a apenas uma vitória dentro de casa contra o santo André na última partida para conseguir o acesso. Começou vencendo com um gol do craque Rodrigo Tabata, porém levou a virada e sucumbiu diante da equipe paulista, deixando um Amigão completamente lotado completamente triste.
O Campinense terminou o quadrangular final na 4ª posição, atrás de Ituano que foi o campeão, Santo andré e Botafogo - PB. A Raposa venceu dois jogos e perdeu 4. Marcou cinco gols e sofreu cinco.
Juntamente com mais 59 times a Raposa entrou na série C de 2004. O regulamento é igual ao da sua edição anterior.
Nesta edição o Campinense não foi tão bem como a anterior e terminou a competição na 17ª colocação.
Sem dúvida um dos maiores orgulho de todos os Raposeiros. Neste ano o Campinense fez uma campanha magnífica. Derrotou o ASA dentro de casa, o qual estava invicto em seus domínios, rebaixou o Santa Cruz a recém criada Série D e conseguiu o acesso à Série B, após terminar em 3º colocado o octogonal final.
A Raposa caiu no grupo 5, juntamente com Santa Cruz, Potiguar de Mossoró e Central. Passou para a próxima fase como primeiro do grupo com 11 pontos. Na fase seguinte ficou no grupo 19, juntamente com Salgueiro, Icasa e Santa Cruz. Se classificou em segundo lugar no grupo, juntamente com o Salgueiro. E selou o rebaixamento do Santa Cruz. Na terceira fase ficou no grupo 26 e se classificou em segundo lugar juntamente com o Confiança, deixando ASA e Salgueiro para trás.
No ocotogonal final terminou em 3º lugar, conseguindo assim o acesso. Atlético Goianiense (campeão desta edição), Guarani (vice-campeão) e Duque de Caxias também conseguiram o acesso. Deixando Águia de Marabá, Brasil de Pelotas e Rio branco para trás.
A campanha da Raposa nesta edição foi:
- 26 Jogos
- 15 vitórias
- 7 empates
- 4 derrotas
Torcida seguindo os heróis do acesso em desfile no carro de bombeiros pelas ruas da cidade |
Em 2010 em meio a "ressaca" do rebaixamento do ano anterior a Raposa não fez boa campanha, não passando a segunda fase da competição, ficando em 4º lugar no grupo B e em 12º colocado no geral.
#VamosSubirNense
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirJoão Martins Jr